domingo, 4 de novembro de 2012

ALMIRANTE TAMANDARÉ - PR


No dia 10 de outubro de 2010, eu e a Inês participamos de uma caminhada organizada pela Ana Paula Wanke do grupo Curitigrinos em Almirante Tamandaré, estava um dia frio, mas com um sol maravilhoso, paisagens deslumbrantes, muito verde, plantações a perder de vista, foi uma caminhada maravilhosa, almoçamos no Restaurante Evissíma...uma comida saborosa...e depois descansamos a beira da lagoa...com balanços, bancos...enfim...foi um dia maravilhoso...como sempre em todas as caminhadas que a Ana organiza!!!
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 O Município de Almirante Tamandaré tem seu desenvolvimento histórico ligado às explorações auríferas do sertão de Curitiba. Antes disso, porém, os seus mais antigos habitantes foram os índios TINGÜIS.
"Os Tingüis (Tin gui = nariz afilado) não hostilizam os aventureiros pesquisadores e exploradores de ouro que se estabeleceram com arraiais no Atuba e na chapada do Cubatão, inícios da formação de Curitiba. Deixaram-se ficar pelas imediações desses primeiros núcleos de população branca e foram serviçais das explorações auríferas, dos sítios de criação de gado, etc. Seus mestiços ainda constituem parte da população de vários municípios acima citados e se ufanam de sua ascendência. Não vai longe o tempo em que o caboclo de Araucária e de Tamandaré avisava o contendor nas suas rixas: "Cuidado que eu sou Tingüi!"
Uma das primeiras bandeiras exploradoras de ouro de que temos notícia ter passado pelas terras de Tamandaré, conforme conta Alfredo Ellis Júnior, foi a comandada pelo famoso bandeirante Antônio Raposo Tavares, no ano de 1631. No entanto, o primeiro explorador aurífero a realmente estabelecer-se na região, foi o Capitão Salvador Jorge Velho, sertanista de Rio Pardo, em 1680, por ocasião de suas pesquisas mineradoras que resultaram no chamado " Descoberto da Conceição", no Quarteirão de Conceição, Distrito de Campo Magro.

A Villa Tamandaré foi solenemente inaugurada em data de 25 de janeiro de 1890.
Pelo Decreto Estadual nº. 199, de 30 de dezembro de 1943, o Distrito de Tamandaré passou a denominar-se "Timoneira" e foi transferido para a jurisdição do Município de Colombo.
Através da Lei Estadual nº. 2644, de 24 de março de 1956, pela qual passou a denominar-se MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ, seu nome atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário